Segundo o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (SEADE, 2000) o municipio de Paraibuna (17.009 habitantes) possui 67 % da populacao classificada em situacao de alta vulnerabilidade social (media estadual - 17,6%) e 11,5 % em situacao de muito alta vulnerabilidade social (media estadual – 9,8 %). O Perfil dos Municipios Paulistas (SEADE, 2000), demonstram escolarizacao de 26,66 % da Populacao de 18 a 24 anos com Ensino Medio Completo (media estadual – 41,88%) e taxa de analfabetismo da Populacao de 15 anos e mais de 13,34% (o dobro da media estadual – 6,64%). Outro problema observado é a falta de perspectiva de emprego e renda do jovem paraibunense resultando na evasão de talentos para o setor industrial e de serviços da cidade de São José dos Campos e empregos operacionais. Observamos, concretamente, talentos do IHHF subaproveitados em empregos meramente operacionais no município.
Diante desse quadro, o InstitutoH&H Fauser vêm reafirmando o potencial local por meio do desenvolvimento integral de jovens da localidade. Apesar dos indicadores de escolarização bem abaixo da média estadual, os resultados alcançados pelas Oficinas de Iniciação Científica no Ensino Médio com alunos de Escola Pública de Paraibuna já constituem caso de referência na área concorrendo com trabalhos, inclusive, de Universidades Estaduais e Federais.
1. “Patrimônio Histórico e Cultural no Bairro do Remedinho dos Prazeres, Paraibuna, SP de Clara Maria Rangel de Freitas Moreira (18 anos) que foi premiado como o 2º melhor trabalho individual categoria ciências humanas-história na FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) promovida pela Escola Politécnica da USP por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis e selecionado entre os 10 melhores trabalhos científicos do país no 52oConcurso Cientistas do Amanhã promovido pelo IBECC (Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura), UNESCO e CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e o trabalho foi apresentado na 61ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira de Progresso da Ciência) em Manaus – AM.
2. o "Potencial de um Viveiro-Escola como Fomento de Educação Ambiental e Reflorestamento de Áreas Ciliares" de Pedro Paulo Gonçalves Barbosa (18 anos) e Diana D´Arc dos Santos que obteve o 1º Lugar no Congresso Aberto aos Estudantes de Biologia (CAEB UNICAMP) concorrendo com 44 trabalhos de faculdades federais e estaduais. Mais 2 trabalhos do Instituto H&H Fauser foram selecionados para o CAEB-UNICAMP.
3. "Produtores De Campomanesia Phae Em Parte Da Área De Amortecimento Do Parque Estadual Da Serra Do Mar, Município De Paraibuna - SP" de Lidiane Assis Santos (17) que foi premiado como o 3o melhor Trabalho Individual da categoria Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal na FEBRACE e selecionado e apresentado na categoria Ambiental no Congresso Aberto aos Estudantes de Biologia (CAEB-UNICAMP). concorrendo com mais 80 trabalhos de Universidades Federais e Estaduais.
4. "A PRODUÇÃO DE PEIXES EM TANQUES-REDE NO MUNICÍPIO DE PARAIBUNA, SP" de Levindo Cândido de Britto (22 anos) foi selecionado e apresentado na categoria Ambiental no Congresso Aberto aos Estudantes de Biologia (CAEB-UNICAMP) concorrendo com mais 80 trabalhos de Universidades Federais e Estaduais.
Dentre os resultados temos que destacar o trabalho de orientação científica desenvolvido pela bióloga Milena Antunes de Camargo Mendes e pela co-orientação da
Pesquisadora Elaine Rodrigues do Instituto Florestal de São Paulo
E sem contar, também, com todos os trabalhos e projetos desenvolvidos cotidianamente por toda a equipe do Instituto H&H Fauser.
Postagem de William de Oliveira