O Seminário teve como objetivo de apresentar uma diversidade de possibilidades de geração de renda para os jovens e suas comunidades e discutir alternativas para o fomento do Ecomercado de Trabalho local, de forma a possibilitar a integração desse mercado com os estudantes desses núcleos de educação ecoprofissional.
O Seminário iniciou com a apresentação de "Casos de Sucesso" de Jovens do PJ-MAIS de Cotia, Embu, Embu-Guaçu, Vila de Paranapiacaba e Guarulhos. Em seguida, aconteceram as mesas com os seguintes temas "Política Estadual de Ecoturismo" e "O Programa Criança Ecológica" da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, "O Programa Criança Ecológica e sua realação com Unidade de Conservação" pela Fundação Florestal, "Uso Público no Parque Estadual da Serra do Mar e possibilidades de Ecomercado de TRabalho" pela Fundação FLorestal e "Microempreendedor Individual - Uma Solução para o Ecomercado de TRabalho" pelo Sebrae.
O evento foi um sucesso e buscou firmar um Termo de Adesão para a "Constituição de um Fórum para Gestão do Circuito Turístico Oeste da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da CIdade de São Paulo" no modelo da "Rota Gastronômica do Cambuci" em que Paraibuna participa.
Apesar do foco ser específico sobre Ecoturismo em Unidades de Convervação, os temas e os trabalhos desenvolvidos propiciaram novas perspectivas para o desenvolvimento das oficinas no PJ-MAIS em Paraibuna.
Postagem: William de Oliveira