O Parque das Neblinas foi uma experiência muito boa para todos, acredito que cada um levou de lá, uma outra forma de ver a natureza e principalmente o Palmito Juçara, que lá foi o nosso foco principal.
Muitos dos jovens não sabiam ao certo o que era, como por exemplo o Sebastião Augusto (Guto) do mód. lll que tinha a Palmeira Juçara na casa dele, mas sempre pensou que era um pé de açaí.
Uma das coisas mais interessantes, foi saber como funciona o processo de coleta da fruta do Juçara, e que tem toda uma técnica a se fazer, não é tão simples assim, mas também vale a pena o Manejo Sustentável para preservar e recuperar essa espécie tão importante para manutenção da floresta.
As trilhas foram extraordinárias, principalmente as trilhas suspensas, que causaram medo em muito dos jovens como a Talita e o Robélio por exemplo.
Sem palavras para descrever a comida, muito boa e saudável, foram diversas receitas utilizando o fruto do Juçara e também o cambuci, outra fruta que já conhecíamos mas que entendemos melhor como pode ajudar na preservação de áreas particulares naturais.
Como a Ju (palestrante do Parque) disse, ela conseguiu plantar a sementinha da esperança em muitos dos jovens, achamos que todos sairam de lá com outra cabeça .
Gostamos muito, esperamos ter outras oportunidades assim, e também poder divulgar e transmitir nossos conhecimentos para diversas pessoas de Paraibuna, pois foi muito gratificante pra nossa vida, e pode influenciar muito na melhoria do lugar onde vivemos e da comunidade ao nosso redor.
Anderson Mota dos Santos e colegas
PJ-MAIS módulo III
Nenhum comentário:
Postar um comentário