quinta-feira, 17 de setembro de 2009

VIVEIRO-ESCOLA COMO PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL



No dia 14 de agosto inauguramos na escola “Irmã Irene Alvez Lopes” o viveiro-escola. Nosso objetivo é trabalhar com Educação Ambiental em um espaço de modo que as crianças participem das atividades.


Diana D'Arc em aula de Educação Ambiental

Já iniciamos as aulas e nelas aprendemos a lidar com vários tipos de crianças das mais agitadas as mais tranqüilas. Na aula prática dentro do viveiro os alunos puderam manusear diversas mudas,sementes diferenciadas e aprender sobre as partes,funções das plantas. Transmitimos conceito de convivência e harmonia com a natureza.


Taís (Turma 1 PJ-MAIS) em aula de Educação Ambiental

As aulas estão sendo muito significativas para nós,pois estamos aprendendo com as crianças e também adquirindo novas informações para transmitir a elas.


Nosso sonho é ter a viabilidade de aplicar o projeto do Viveiro-Escola para muitas outras instituições escolares de forma que muitas crianças tenham a oportunidade de aprender na prática a conviver e cuidar do Meio Ambiente.


Agradecemos ao patrocínio da Bananinha Paraibuna que proporcionou a realização deste projeto, e um obrigado especial aos apoiadores:

* CESP (Por doar as mudas);
* Instituto H & H Fauser;
* Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo;
* Prefeitura Municipal de Paraibuna;
* Casa da Agricultura;
* Diretoria Municipal de Educação.

Não poderíamos deixar de agradecer todas as pessoas que contribuíram, ajudaram e ainda se esforçam para que o projeto do Viveiro-Escola seja uma realidade.

Texto de Diana D'Arc - Turma 1 - PJ-MAIS



O trabalho "Potencial de um Viveiro-Escola como Fomento de Educação Ambiental e Reflorestamento de Áreas Ciliares" de Pedro Paulo Gonçalves Barbosa (18 anos) e Diana D´Arc dos Santos obteve o 1º Lugar no CAEB UNICAMP e é decorrente da Oficina de Iniciação Científica no Ensino Médio é desenvolvido pelo Instituto H&H Fauser como parte do Programa de Jovens Meio Ambiente e Integração Social (PJ-MAIS) realizado em Paraibuna da parceria com a Reserva da Biosfera Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV) e busca apoio para a manutenção de suas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário