segunda-feira, 30 de novembro de 2009

VISITA TÉCNICA NEA-FIBRIA DE SANTA BRANCA

No dia 10 de Novembro de 2009,na cidade de Santa Branca, por meio do Instituto H. & H. Fauser, o PJ-MAIS pode aprender na teoria e na prática um pouco mais sobre o eucalipto no núcleo NEA – VCP, atualmente Fibria. A Fíbria é o resultado da união da Aracruz Celulose com a VCP, duas empresas brasileiras com forte evidência no mercado de trabalho.

Assim que chegamos lá,fomos recepcionados pela monitora ambiental Fernanda e o engenheiro ambiental Júnior,onde nós levou até a sala de palestra,onde eles apresentaram “como é,o que é,e o que faz atualmente a empresa Fibria, a monitora ambiental falou a respeito dos projetos ambientais desenvolvidos na comunidade,e atividades educativas, e o engenheiro,falou mais da questão do plantio e manejo do eucalipto.

Após a palestra eles forneceram o lanche e ganhamos uma caneca de brinde,e subimos para um terreno onde está sendo feito o plantio do eucalipto como outras espécies de plantas como o milho,feijão,melancia,etc.

Gostamos de aprender sobre como a empresa lida com os animais que são encontrados machucados próximos as áreas de plantio, curando e habilitando-os a retornar para vida selvagem , e o animal morto que é feito taxidermia (empalham) para ser utilizado para exposição em escolas, também foi muito significante ver a Biblioteca que eles possuem, com muitos livros diferentes e interessantes.

Na escola aprendemos algumas coisas sobre eucalipto e na Fibria foi passado para nós informações bem diferentes das que ouvimos, foi muito bom, por que assim podemos formar nossa própria opinião.

Mais, gratificante foi o motivo pela qual vivenciamos como plantio do eucalipto,aonde podemos ver e verificar o seu manejo até a sua colheita,passando pelo processo de transformação de celulose aonde sua grande maioria é exportada.

Texto Camila Siqueira de Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário