quinta-feira, 24 de junho de 2010

JOVEM DO PJ-MAIS DE PARAIBUNA REPRESENTA O PAÍS NOS ESTADOS UNIDOS

Confira a carta escrita por jovens que atuaram no Programa de Jovens -Meio Ambiente e Integração Social (PJ-MAIS) do Núcleo de Educação Ecoprofissional de Paraibuna que participaram de Feira Internacional de Sustentabilidade em Houston - EUA. São essas palavras que motivam cada vez mais a acreditar no trabalho que desenvolvemos em Paraibuna em parceria com a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV).

Paraibuna, junho de 2010.



Prezado (a) Sr (a).
Parceiro (a) da Oficina de Iniciação Científica Júnior, do Instituto H&H Fauser, coordenador do Programa de Jovens da RBCV, núcleo Paraibuna.
É com grande gratidão que escrevemos esta mensagem.


Ao iniciar uma atividade educacional imaginamos o que esperar para o futuro, no entanto não podemos dar garantias aos jovens estudantes de que o caminho será sempre de flores e oportunidades. De fato não é. Mas há sem sombra de dúvidas, alguns facilitadores neste processo.


Os facilitadores, a nosso ver, são em primeiro lugar os estudantes que se empenham e cumprem suas atividades e tarefas, insistem mesmo errando, e acertam quando sonham suas idéias sem medo de que sejam impossíveis. Eles são os donos das idéias!

Em segundo lugar, facilitadores são aqueles experientes que nos incumbem de realizar, os que encontramos no caminho. Eles mostram que já chegaram a algum lugar, trabalharam e realizaram algo pelo bem comum, mesmo com dificuldades, também errando e acertando... E são diferentes da maioria da população. Eles se importam!


Ainda existem mais facilitadores, os que estão nos observando à distância, analisam e incentivam, se merecemos. Estão lá porque podem suprir nossas necessidades, pois sozinhos não conseguiríamos. São parceiros importantes e indispensáveis. Eles acreditam!


Viajar para os EUA nunca esteve em nossos planos, não tão rápido! A pesquisa nos proporcionou a viagem e para nós ela aconteceu para mostrar algo que realmente fizemos com o coração, fizemos com vontade. Uma sincera e simples coisa que fizemos e eles gostaram! Ah se eles soubessem que tem muito mais de onde veio essa!!!

No Texas vimos muitas culturas reunidas. Eram 66 países, cada um com seus representantes, com exceção dos professores todos eram menores de idade, “Poxa antes dos 18 ir para os States, quem diria Lidiane!”. A todo momento vinha um flash-back do que passamos e não dava para crer que finalmente estávamos lá: Houston, Texas, Bandeira do Brasil na mão, NASA, Tiranossauro REX no Museu de História Natural, “e a gente nem fala inglês”.


Aos que possibilitaram essa viagem gostaríamos de dizer que plantaram em nós uma esperança de que em algum momento tudo vale a p
ena! Trabalho, estudo, pensar no que é bom para o município, discussão, dúvidas, busca de oportunidades, noites de sono perdidas, dias de preocupação e planejamento, tudo valeu a pena graças a todos os envolvidos antes, durante e depois da viagem e principalmente a quem soube ver e confiar em nós.



Fizemos nossa obrigação e o reconhecimento veio, somos gratas. Aproveitamos para dizer que o relatório com a prestação de contas já foi entregue ao Instituto H&H Fauser que deve disponibilizá-lo aos colaboradores.

Nosso muito obrigada à equipe do Instituto H&H Fauser que se empenhou muito em buscar patrocínio para a participação na I-Sweeep 2010 - International Sustainable World Project Olympiad (Energy, Engineering & Environment), que aconteceu entre os dias 14 a 19 de Abril de 2010, em Houston, Texas nos EUA, e conseguiram, sabemos que são capazes de tudo e mais além.

Nosso muito obrigada à Senhora Sônia da Prefeitura de São Paulo; ao Sr. João Carlos Ribeiro dos Santos, Fazenda da Comadre Lanchonete e Restaurante; à Sra. Leila Aparecida Lopes S. Rangel e ao Sr. Benedito Sales Rangel, Empresa Sales & Lopes Refeições Coletivas; ao Sr. Pedro Vilela Vilhena, ao Sr. Renato Vilela Vilhena; à Sra. Maria Aparecida S. Fortunato, Depósito Vale Verde; ao Sr. João Ferreira de Moura, Bar e Restaurante Fazendão; ao Sr Zacarias do Colégio Humboldt de São Paulo. Agradecemos por mostrarem confiança em nosso trabalho e patrocinarem nossa viagem. Desejamos sucesso aos seus empreendimentos! Para nós o patrocínio de vocês proporcionou uma experiência muito válida que sempre será lembrada.

Agradecemos à Companhia Energética de São Paulo - CESP, unidade Paraibuna, especialmente ao Sr. Marcelo Cruz e Maria Antonia por patrocinarem nosso banner.

Muito obrigada à Câmara Municipal de Paraibuna e ao Sr. Agostinho Klinger por ceder transporte até a Polícia Federal em São Sebastião durante o procedimento de visto; à Prefeitura Municipal por nos buscar e levar até o Aeroporto Internacional de Guarulhos-SP; ao COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), Associação dos Artesãos de Paraibuna e empreededores como Sítio do Bello, Coopercambucy e Sítio JJ, por cederem material de exposição.

Agradecemos também à FEBRACE pela indicação de nosso projeto, especialmente à Dra. Roseli de Deus Lopes, Coordenadora Geral da FEBRACE e a Jonhy Ho intermediário e responsável por nossa participação na ISEEEP 2010. A FEBRACE acolhe nossos projetos e estudantes há dois anos, fazendo com que eles acreditem que com paciência e dedicação é possível ir mais longe. Também fez com que eles amadurecessem quando descobriram que ganhar ou perder não é o mais importante.





Sabemos que ainda temos muito a aprender e que t
udo que vivenciamos faz parte da construção de nossas idéias e conceitos, fará parte de nosso futuro. Mais do que nunca sabemos que devemos sempre perguntar “Por que não?”, antes de achar que algo é impossível. Conversamos com estudantes e professores Filipinos, Colombianos, Mexicanos, Franceses, Alemães, Turcos, entre muitos outros.


Aprendemos que as dificuldades existem em qualquer lugar do mundo e todos estão batalhando, cada qual por seu objetivo. Percebemos que não existem barreiras apesar dos diferentes idiomas, sempre há uma maneira de se comunicar e existiram sim, muitas risadas, brincadeiras, conversas sérias entre nós e todos os participantes. Também foi possível comparar nosso país, mais do que nunca ver seus defeitos e suas vantagens, chegamos a uma humilde conclusão: nosso país é maravilhoso, tem muito além do que falta aos outros países e pode providenciar o que os demais têm de bom para o futuro, é uma questão de visão e administração, pois recursos nosso país tem.


Não conseguimos premiação no referido evento, no entanto estar na ISWEEEP já foi um presente. Cerca de 800 estudantes e 300 professores participaram de um encerramento emocionante e inesquecível, no qual ficou evidente que um dos diferenciais dos brasileiros é mesmo sua alegria incomparável. Enquanto os demais países subiam ao palco com formalidade, nossos representantes (ENERGIA: dois estudantes de Novo Hamburgo-RS, ENGENHARIA: dois estudantes de Fortaleza-CE e MEIO AMBIENTE: uma estudante de Paraibuna-SP) subiram agitando bandeira e comemorando. Nenhum de nós brasileiros sabia que haveria outros compatriotas no local, foi muito bom nos encontrarmos, de modo que dividimos nosso quarto com mais uma estudante brasileira.



A viagem foi muito importante para nós porque levou o nome de nosso município (Paraibuna-SP) para longe mostrando todo o potencial que nossa região e as instituições locais têm se trabalharem em conjunto. O Cambuci, tema do trabalho, é apenas uma das possibilidades e o projeto apresentado mostra apenas uma pequena parte do que ainda se pode fazer. É preciso muita força e insistência para mostrar que, sem tendências e seja qual for nosso representante na política, o poder público precisa escolher qual caminho de desenvolvimento deseja para nossa região. Cada um de nós da população está torcendo e trabalhando para que seja o Sustentável. Pode ser que esta palavra “sustentável’ ainda seja desconhecida para alguns, infelizmente, mas atualmente ela reflete o ideal e a melhor maneira de se viver, é por ela que se busca fundir a ciência, a tecnologia, a educação, os pensadores, os escritores, o poder público, a iniciativa privada, os estudantes.


Os instrumentos para alcançar harmonia entre desenvolvimento e preservação cultural, histórica e natural existem em muitas das mentes que estão a nossa volta e às vezes passam despercebidas. Só é preciso ouvir o que a população escondida nas áreas rurais, a população que vive embrenhada na Mata Atlântica que ainda resta no Vale e quer protegê-la, as universidades e seus estudantes, e as instituições sérias têm a dizer.




Muito obrigada pela oportunidade,



Milena Antunes de Camargo Mendes e Lidiane Assis Santos. (Representantes brasileiras da categoria Meio Ambiente na ISWEEEP 2010, Houston, Texas, EUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário