segunda-feira, 7 de junho de 2010

JORNAL DO CAMBUCI SEGUE A 2a ROTA E DESTA VEZ ESTAREMOS EM PARAIBUNA

A II Rota Gastronômica do Cambuci que teve início em março no bairro do Cambuci em São Paulo, agora chega a Paraibuna nos dias 11, 12 e 13 de junho integrando as festividades do aniversário da cidade.

Tem como objetivo resgatar o cultivo e consumo dessa fruta nativa da Mata Atlântica e endêmica na região, promovendo o desenvolvimento socio-ambiental e econômico sustentável. Engloba em um único projeto aspectos históricos, culturais, de preservação ambiental, turísticos e de geração de renda. Tem potencial para se constituir como uma alternativa econômica sustentável para os municípios envolvidos por meio de Arranjos Produtivos Locais.

O projeto pretende, a exemplo do que acontece com a Mata Amazônica, transformar o cambuci na fruta símbolo da preservação da Mata Atlântica na e no entorno da Serra do Mar Paulista, aliando preservação ambiental com geração de renda para as comunidades locais.

O projeto teve o seu início no 1o Workshop sobre o Cambuci realizado em outubro de 2008 na Pousada Alto da Serra por iniciativa do Instituto H&H Fauser, o GT de Turismo do Programa de Jovens da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo - RBCV e as prefeituras de Paraibuna e Natividade da Serra.

Nesse workshop que contou com a presença de 65 pessoas de 07 municípios foi formado um grupo de trabalho integrado por representantes das cidades de Paraibuna, Salesópolis, Rio Grande da Serra, Santo André - Vila de Paranapiacaba e Natividade da Serra, e da RBCV. Esse GT formatou e iniciou a Rota Gastronômica do Cambuci de abril de 2009 com o 6o Festival do Cambuci de Paranapiacaba. Este GT se reúne mensalmente e define as ações da Rota, participação em outros eventos, adesão de novas cidades como Ilhabela e São Paulo.

Paralelamente, a jovem Lidiane Assis Santos do Núcleo de Educação Ecoprofissional de Paraibuna realizou um projeto de pesquisa no âmbito da Oficina de Iniciação Científica sobre os produtores de cambuci na área de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Mar, que além de receber prêmios nacionais foi indicado para representar o Brasil na Olimpíada Internacional - I-SWEEP realizada anualmente em Houston nos Estados Unidos. A pesquisa mostrou que muitos produtores rurais cultivam o cambuci, mas poucos auferem renda do mesmo.

O Cambuci sempre fez parte do cardápio dos paraibunenses na forma de suco e na cachaça. Também foi em Paraibuna que um alemão do alto da serra começou a transformar o cambuci em xarope como forma de conservá-lo e posteriormente adicionar a cachaça. Hoje o xarope é matéria-prima para trufas, refrescos, drinks, bolos e naturalmente integra a receita do licor Engenho do Porto do Sítio JJ. Pratos a base de cambuci, suco, caipirinha de cambuci, geléia, mousses, etc podem ser encontrados nos bares e restaurantes da cidade e há quem diga que estas delícias aumentaram o faturamento desses estabelecimentos.


Postagem por William de Oliveira
Text0: Jornal do Bairro do Cambuci - São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário