quinta-feira, 24 de junho de 2010

PJ-MAIS EM CONGRESSO NA SUÉCIA

Fonte: http://www.ambiente.sp.gov.br/verNoticia.php?id=983 data: 23/06/2010 - 15:15

São Paulo é representado em evento internacional sobre jovens e sustentabilidade

Programa PJ-MAIS apresentou suas ações com o tema “Reconstruir o Mundo” em congresso na Suécia

Os jovens mostram cada vez mais que serão os futuros líderes na agenda ambiental global. O Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social (PJ-MAIS), da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV), participou neste mês do 5º Congresso Mundial da rede YES (Youth Entrepreneurship and Sustainability) em Leksand, na Suécia. O tema do evento era “Reconstruir o Mundo” focando na sustentabilidade do planeta e no protagonismo juvenil para a geração de empregos verdes.

O PJ-MAIS representou o Instituto Florestal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SMA, como um dos 150 projetos selecionados para participar do evento. A coordenadora do projeto, Vanessa Cordeiro, teve a oportunidade de expor os casos de sucesso, trocar experiências e apresentar propostas para contribuir com a meta mundial de promover empregos verdes juvenis.

O evento proporcionou análises e reflexões sobre temas importantes para o planeta como a agricultura e mecanismos de gerar alimentos e renda de forma sustentável, a água e maneiras de economizá-la, a obtenção de energia renovável, a cidade com seus desafios do crescimento e o desenvolvimento urbano desenfreado. Todos os temas estavam focados em experiências de sucesso que possam driblar o problema ambiental e promover alternativas de emprego que não danifiquem o meio ambiente e ainda promovam a conservação e proteção do planeta. Estiveram presentes importantes nomes do cenário mundial no evento, como Mohan Munasinghe, do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC na sigla em inglês) e Elinor Ostrom, laureada com o prêmio Nobel da Economia em 2009, além de outros 700 participantes de 120 países.

PJ-MAIS

O PJ – MAIS existe desde 1996 e já envolveu mais de 1.500 jovens. O programa tem como objetivo a formação ecoprofissional de adolescentes e jovens, entre 15 e 21 anos de idade, que estudam na Rede Pública de Ensino e moram em zonas periurbanas do Cinturão Verde de São Paulo. Além de despertar a consciência e preocupação ambiental dos jovens, a proposta é gerar renda por meio da preservação do meio ambiente.

As atividades são desenvolvidas em Núcleos de Educação Ecoprofissional (NEE). Nesses, são realizadas quatro oficinas temáticas: Agroindústria Artesanal, Consumo, Lixo e Arte, Produção e Manejo Agrícola e Florestal Sustentáveis, e Turismo Sustentável. O treinamento ecoprofissional tem duração de dois anos e é feito durante o Ensino Médio. As atividades geralmente ocorrem de três a cinco dias por semana, com duração média de quatro horas por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário