segunda-feira, 21 de junho de 2010

Paraibunenses aprovam os quitutes de Cambuci


As festividades de aniversário de 344 anos da cidade de Paraibuna localizada a 124 km no interior de São Paulo recebeu entre os dias 11, 12 e 13 de junho a II Rota Gastronômica do Cambuci. O roteiro da festança incluiu também o 2º Festival do Cambuci de Paraibuna.


Apesar do frio, visitantes e moradores se aglomeravam em frente as barracas ao lado da Praça da Matriz para provar as delícias feitas com o fruto do Cambuci. Percebemos que para muitos paraibunenses as guloseimas como bolos, trufas, bolinhos salgados, mousse, geléias e a então tradicional cachaça era desconhecida aos paladares, que de imediato aprovaram a descoberta da fruta.

Uma paraibunense que também faz parte da 2ª Rota Gastronômica do Cambuci é a Senhora Regina Célia Miranda Gonçalves, que gentilmente nos concedeu uma entrevista. A Regina além de morar em Paraibuna em pouco tempo teve um rápido desenvolvimento e entrosamento com os quitutes de Cambuci. Sua barraca estava totalmente decorada com uma belíssima árvore recheada de frutos de cambucizinho. "Essa árvore foi uma criatividade com o intuito de mostrar aos visitantes o que é o cambuci porque a festa está acontecendo em minha cidade, penso eu que meu estande tem que estar se sobressaindo. Algo diferenciado e que ajudou os artesões da cidade. Temos que estar na frente demonstrando sempre a nossa participação e inovação", sorri Regina.


Durante bate papo Regina também disse que faz seis meses que o prefeito da cidade deu a ela esse desafio de trabalhar com o Cambuci. "Me apaixonei mesmo pelo Cambuci, até porque é uma fruta da nossa Mata Atlântica. E Paraibuna está inclusa na rota e aqui temos grandes plantações. Estou contente por ver uma quantidade enorme de produtores que estão somando comigo essa proposta de falar e mostrar o Cambuci.

Regina disse que o Projeto teve início com Amely Fauser do Instituto Fauser em 2008, onde foi feito um Workshop juntamente com Salesópolis. Era o inicio de uma parceria que deu certo. "Hoje percebemos que os paraibunenses conhecem mais a fruta perante as tarefas do Instituto Fauser. Estou dando uma continuidade desse trabalho e estou muito feliz", conclui. Em sua opinião muitos desconheciam, mas de imediato aprovaram as guloseimas. Foram feitas diversas divulgações nas TVs locais, como a Bandeirantes que amplamente destacou o 2º Festival do Cambuci. Segundo Regina depois da divulgação na mídia paraibunenses e moradores de outras cidades vizinhas visitaram as barracas para conhecer e provar o Cambuci.



Foi uma grande festa na cidade de Paraibuna que recebeu a 2ª Rota Gastronômica do Cambuci de braços dados com essa descoberta chamada Cambucizinho.

Paraibuna é uma cidade histórica e comporta mais de 18 mil habitantes. Sua fundação ocorre em 1666, quando os primeiros ocupantes ali chegaram. O hoje conhecido município de Paraibuna tem suas origens ligadas à ocupação dos bandeirantes, ocorrida no século XVII. Vale também ressaltar, que boa parte de sua formação histórica está ligada à primeira sesmaria doada em suas terras, no ano de 1773, ocasião em que fora então fundada pelo governador de São Luiz do Paraitinga, Manuel Antônio de Carvalho.

Hoje, a cidade busca novas possibilidades com o uso da represa para atividades recreativas e educacionais, em especial educação e conscientização ambiental, tais como atividades de Turismo Rural, Ecológico, Náutico, Gastronômico e Histórico.

Durante nossa visita fomos hospedadas juntamente com a equipe da Incubadora de Projetos Sociais Autofinanciados, ao lado da diretora Eliana Peixe, Ângela Caiado e Amely Fauser na pousada Mandizeiro . O lugar é fantástico com chalés, piscina, lanchonete, Play Ground, cozinha caipira, churrasqueira e pesca de barranco no Rio Paraíba. No domingo dia 13 realizamos um passeio juntamente com a proprietária da pousada, senhora Marrisol que nos mostrou o território onde fica localizada os chalés Mandizeiro.

Fundado em 1997 por seu Patriarca, o Mandizeiro Pesca e Lazer segue o "protocolo" das principais empresas familiares. Tem participação ativa da família em sua administração. Talvez esta seja, somada ao ambiente agradável e interado à natureza (fauna e flora), e o amistoso atendimento, a razão de ser conhecido como "Recanto das Famílias", frase adotada como slogan da empresa.
Acesse o site e confira: www.mandizeiro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário